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domingo, 5 de maio de 2013

Mini-Curso - BIOLOGIA, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DO BOTO-CINZA





Mini-Curso - BIOLOGIA, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DO BOTO-CINZA

O curso tem por objetivo proporcionar aos estudantes uma visão geral sobre a biologia, ecologia

e conservação de cetáceos, dando ênfase a estudos voltados para ecologia, preservação e

conservação das espécies e dos habitats onde ocorrem. Nesse sentido, elaboramos uma

atividade que busca aliar os conhecimentos teóricos e científico com o conhecimento prático do

cotidiano da pesquisa de campo.

Público-alvo:

Curso voltado para estudantes universitário (graduação) e a qualquer interessado que tenha

curiosidade de conhecer as abordagens teóricas e práticas no estudo de cetáceos e a realidade

destes estudos que acontecem no Brasil.

Conteúdo:

Dividido em uma parte teórica e uma parte prática, esse curso possibilita aos estudantes uma

vivência inovadora e diferenciada em relação aos cetáceos. A demonstração prática de alguns

métodos e técnicas de pesquisa utilizadas no estudo mamíferos marinhos auxilia na

compreensão da realidade do trabalho de campo e da necessidade do conhecimento teórico

para desenvolvê-lo.

Carga horária: 12 horas

Os temas abordados durante o curso são:

 Reconhecimento do Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia;

 Características gerais dos cetáceos: evolução, adaptações à vida aquática, reprodução, alimentação, comunicação e migrações;

 O Boto-cinza em Cananéia: biologia, ecologia e comportamento;

 Técnicas utilizadas em pesquisas científicas;

 Identificação dos principais padrões comportamentais observados; Interações interespecíficas positivas e negativas

 Conservação e Pesquisa no Brasil.

Atividades/ Dinâmica

O curso é iniciado com uma aula teórica onde uma série de informações gerais sobre aspectos

biológicos e ecológicos do Boto-cinza (Sotalia guianensis), a região de realização do curso e as

mais recentes técnicas de pesquisa envolvendo cetáceos são apresentadas aos alunos e

servirão de base para o melhor entendimento das atividades práticas.

Após a inserção ao assunto, os alunos sobem a bordo de uma embarcação e ao navegarem

pela Baía de Trapandé desenvolvem atividades práticas bastante interativas podendo vivenciar o

trabalho de campo. Para isso são realizadas observações de botos-cinza a partir da

embarcação. Quando possível é realizado um desembarque no Parque Estadual Ilha do

Cardoso para observação de botos-cinza a partir de ponto-fixo.

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