NOVOS CONCURSOS

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Quando eu crescer quero ser veterinária



É muito comum ver crianças falarem "Quando eu crescer quero ser veterinária". Muitas delas vão em busca desse sonho e tornam-se médicos veterinários. A maioria das vezes, essa vontade surge por ter muita afinidade com animais, mas antes de decidir por essa profissão, é importante saber que a medicina veterinária vai muito além de cuidar de cães e gatos.
"Quem deseja estudar Medicina Veterinária, deve necessariamente gostar de "interagir" com animais (que é diferente de gostar de animais), ser dinâmico, flexível e bem informado quanto ao grande Universo de Áreas de Atuação que são exclusivas do Médico Veterinário e das que são comuns a outras Áreas, que estão bem definidas na Lei 5517 de 23 de outubro de 1968, antes de tentar o vestibular para esse Curso", alerta o professor Dr José Machado Neves Júnior, que ministra aulas na pós graduação existente através do Convênio Animália / Universidade Paulista (UNIP) / Zoológico de São Bernardo do Campo.

O professor José Machado ainda acrescenta " O dinamismo e flexibilidade são importantes porque o aluno irá cursar inúmeras disciplinas que precisa aprender a fazer a integração com as demais do curso (como bioquímica, biofísica e bioestatística). Frequentemente, os futuros profissionais depois de aprovados, dissociam as disciplinas do início do Curso, daquelas que irá aprender durante o ciclo profissional e cria hábitos de utilizar protocolos como forma única de trabalho, tornando-se "engessados" e limitados na habilidade em improvisar e/ou interpretar, e ver seu trabalho como uma interação entre "saberes" que devem se interpenetrar."

Há inúmeras áreas de atuação que cuidam não somente da saúde animal, mas da saúde humana, garantindo alimento de qualidade, condições de higiene em estabelecimentos entre outros. Conheça um pouco mais dessa linda profissão, veja se está preparado para exercê-la e saiba onde cursar.


Clínica e cirurgia

Um médico veterinário pode trabalhar em clínica de pequenos animais realizando tratamentos de doenças, cirurgias, vacinações e orientando proprietário. Pode também trabalhar com clínica e cirurgia de grandes animais como bovinos e equinos. Nesse caso, na maioria das vezes, o trabalho é realizado na propriedade rural. Há diversas especializações pra quem opta em trabalhar nessa área da veterinária como: Cardiologia , Cirurgia, Dermatologia, Oftalmologia, Traumatologia, Odontologia, Cirurgia geral, Ginecologia e Obstetrícia e Anestesiologia.

Produção e sanidade animal

O médico veterinário também pode atuar na produção e sanidade de animais que são produzidos para alimentação humana ou para produção de ovos e leites. São diversos os animais criados para essa finalidade como suínos, caprinos, aves, bovinos, coelhos entre outros. O médico veterinário dará orientação no sistema de produção visando a saúde animal e a garantia da qualidade do alimento que irá para a mesa do consumidor final. É o médico veterinário trabalhando para garantir o alimento de qualidade na mesa das pessoas.

Vigilância sanitária

Ainda para garantir a alimentação saudável a todos, o médico veterinário pode atuar na vigilância sanitária, fiscalizando comércios, hospitais, abatedouros entre outros.

Medicina Veterinária do Coletivo

Na medicina veterinária do coletivo estão incluídos assuntos da área de abrigo animal, controle populacional de cães e gatos, bem-estar animal, proteção e direito animal entre outros. O profissional que trabalhará com isso precisa ter conhecimento de diversas áreas da veterinária como doenças infecciosas e parasitárias, zoonoses, clínica médica e cirúrgica, manejo sanitário, etologia, bem-estar. Esse profissional irá trabalhar diretamente com o controle de animais de rua, sociedades de proteção aos animais, ONG e educação da sociedade para a posse responsável. Assista a esse vídeo com entrevista dada pelo Dr. Ivan Roque de Barros Filho, professor da Universidade Federal do Paraná, sobre o Castramóvel e a Medicina Veterinária do Coletivo e entenda melhor sobre essa nova área da medicina veterinária no Brasil.


Zoonoses

Zoonoses são as doenças que são transmitidas dos animais para os seres humanos e o controle delas é uma das áreas de atuação do profissional formado em medicina veterinária. Dentre elas as mais conhecidas popularmente são: Bicho Geográfico, Sarna, Febre Amarela, Leishmaniose, Leptospirose,Raiva, Salmonelose e Tuberculose, Teníase e Toxoplasmose.

Animais silvestres

Trabalhar na preservação de animais silvestres e no atendimento clínico e cirúrgico deles é uma das áreas de atuação desse profissional. Pode trabalhar em projetos ambientais, zoológicos, ONG de proteção ambiental entre outros. Várias universidades têm disciplina específica para a clinica de animais silvestres, uma delas é a Universidade Federal do Paraná que conta com atendimento especializado nessa área tanto no Campus Curitiba quanto no Campus Palotina.
Um exemplo dessa união do trabalho do médico veterinária na questão ambiental é o realizado pela Taba dos Bichos Consultoria Veterinária e Ambiental , que oferece serviços veterinários que são oferecidos para instituições como zoológicos.


Mercado de trabalho


Segundo o professor José Machado, que atua na pós graduação do Instituto Qualittas em parceria com a Universidade Castelo Branco, é possível conseguir um emprego sendo recém formado. "Apesar da rejeição da sociedade, a maioria dos recém formados é logo aproveitada como mão de obra de baixo custo, mas sem qualquer estabilidade. O mercado de trabalho (em qualquer área de atuação, para qualquer profissão), dependerá prioritariamente da capacidade técnica do profissional egresso, sua maturidade, investimento em Marketing pessoal e os contatos que realizou durante a graduação (mesmo que sejam "padrinhos políticos"). Em muitos casos a conquista de um lugar no mercado, dependerá de sua dinâmica e flexibilidade para se ajustar a situações novas, como a possibilidade de mudar de Região e até mesmo de País", declara o professor.

Não há uma área que seja mais promissora do que as outras, para quem quer seguir essa profissão " A área de atuação "segura" para estar empregado, não existe. O que existem são "Profissionais Seguros", para atuar tecnicamente e preparados para enfrentar a disputa pelo Mercado. Reafirmo a necessidade de dinamismo, flexibilidade e capacidade de se manter bem informado sobre tudo em sua área.", afirma o Dr José.

Onde cursar?

Essa profissão exige muito amor, carinho e respeito pelos animais além de muita dedicação e estudo. A formação permite que o profissional atue em qualquer uma das áreas descritas e exige que depois de formado a atualização seja constante, pois as pesquisas e novos tratamento nunca param. A concorrência no vestibular é muito grande, por isso é preciso estudar muito. Para quem quer enfrentar os cinco anos de muito estudo para se formar médico veterinário segue uma lista de excelentes universidades do país.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Campus Palotina

Site: http://www.campuspalotina.ufpr.br/

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Campus Curitiba

Site: http://www.ccmv.ufpr.br/

Universidade de São Paulo (USP)

Site: http://www.fmvz.usp.br/

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Site: http://www.fmvz.unesp.br/

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Site: www.ufv.br

Universidade Estadual Paulista (UNIP)
Site www.unip.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei! Uma matéria seria e consenciosa.
Acredito que se tocamos o nome de profissão caberia, também, aos profissionais de outras áreas, como o Direito

Unknown disse...

Obrigada :)