NOVOS CONCURSOS

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO COM ANIMAIS SILVESTRES

 
OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO, 2015-2016
PROJETO MURIQUI DE CARATINGA, MINAS GERAIS.
O Projeto Muriqui de Caratinga coordenado pela Dr. Karen B.Strier - University of Wisconsin-Madison, EUA, em colaboração com Dr. Sérgio L. Mendes - Universidade Federal Espírito Santo, foi iniciado em 1983, e acaba de completar mais de que 30 anos de pesquisas. O projeto é sediado na Reserva Particular do Patrimônio Natural –Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA) em Caratinga, Minas Gerais, e visa manter o monitoramento sistemático em longo prazo da população de muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), além de colaborar com a conservação da espécie. O Projeto também tem o propósito de promover a capacitação de estudantes brasileiros interessados em desenvolver pesquisas na área de primatologia, com ênfase em comportamento animal, conservação e ecologia. A RPPN-FMA possui cerca de 960 ha de Mata Atlântica com relevo acidentado, e locais bastante íngremes. As estações de verão (chuvosa) e inverno (seca) são bem definidas. A reserva é localizada em área remota, aproximadamente 30 km da cidade mais próxima (Ipanema-MG). Outras espécies de primatas como macacos-prego (Sapajus nigritus), saguis-da-serra (Callithrix flaviceps) e barbados (Alouatta guariba clamitans), também ocorrem nesta localidade, assim como outras espécies nativas da Mata Atlântica.
O estágio
O período do estágio compreende 14 meses, com início no dia 01 de junho de 2015 e término dia 31 de julho de 2016. Os dois primeiros meses referem-se ao treinamento dos novos pesquisadores para que possam seguir a coleta sistemática dos dados nos 12 meses seguintes. O estágio exige dedicação exclusiva e os candidatos selecionados terão que residir na Reserva durante esse período. O projeto oferece ajuda de custo para alimentação e moradia durante a participação do estagiário no projeto.
Qualificações:
• Graduação em biologia (ou áreas afins);
• Experiência em trabalhos de campo ou com outras áreas de pesquisa relevantes;
• Interesse em comportamento de primatas, e afinidade por observar os animais em vida livre;
• Maturidade, responsabilidade, capacidade de aceitar orientações, e boa condição física e psicológica para trabalhar diariamente sozinhos na mata em relevo acidentado e para conviver com os demais pesquisadores;
• Carteira nacional de habilitação (CNH categoria B).
Seleção
1ª etapa: enviar os seguintes documentos:
• Cópia do currículo lattes atualizado
• Carta relatando sua(s) experiência(s) de campo, seu o interesse no projeto, e confirmando suas qualificações indicadas acima.
Os documentos deverão ser enviados por e-mail para: Dra. Karen B. Strier (e-mail: kbstrier@wisc.edu), com cópia para a coordenadora assistente Dra. Carla Possamai (e-mail: carlapossamai@gmail.com) até o dia 15 de dezembro de 2014.
2ª etapa: candidatos com perfil aprovado na 1ª etapa da, serão convidados para uma visita ao projeto. Durante essa visita o candidato deverá participar das atividades de campo junto aos pesquisadores residentes, para avaliação das condições e a capacidade do candidato para estagiar no projeto. Nesta etapa é importante que o candidato tenha disponibilidade para permanecer no mínimo dois dias inteiros na Reserva, a fim de conhecer o funcionamento do projeto e vivenciar o dia-a-dia das atividades realizadas na pesquisa de campo.
ATENÇÃO OS PRAZOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO:
• Período de envio da documentação: ATÉ DIA 15 DE DEZEMBRO 2014.
• Período de seleção: A PARTIR DE NOVEMBRO DE 2014 ATÉ FEVEREIRO 2015.
Obs: Assim que a documentação for recebida, será avaliada e a visita agendada de acordo a disponibilidade do candidato e pesquisadores residentes. Por isso e para que não haja sobreposição com datas de outras visitas, é importante que os interessados entre em contato logo.

Texto retirado do Facebook de  Carla Possamai

Nenhum comentário: