
Popularmente conhecido como gato "sem pelo", o Sphynx veio de uma
mutação espontânea, ou seja, não é resultado de uma mistura de raças
feita em laboratório. O primeiro registro desse gato foi feito no ano de
1975. Os agricultores Milt e Ethelyn Pearson encontraram um filhote sem
pelo em uma ninhada. Ele e outro gato que também nasceu sem pelo foram
passados para uma criadora que começou a trabalhar para que a nova raça
se expandisse.
O nome Sphynx significa esfinge e foi dado pela semelhança da raça, com a grande esfinge do Egito. Com aparência delicada e com osso fortes e corpo musculoso, esse gatinho chama a atenção de todos os que o conhecem. Tem o nariz largo e a maçã do rosto bem definidas. Olhos grandes e cores muito variadas. Suas orelhas também são bem grandes e se destacam em sua feição delicada. Os membros locomotores são longos e finos e a sua pele possui rugas no pescoço, além de ser muito macia.
Pelos podem ser encontrados? Sim, podem. Porém, apenas na base das orelhas, nariz, ponta da cauda e testículos.
Muito afetuoso, ele está sempre pronto para ganhar um carinho. São muito apegados ao dono e até um pouco possessivos. Muito sociável, inteligente, enérgico e brincalhão, é considerado um gato calmo e não agressivo.
Como o bichano não possui pelos, ele precisa de alguns cuidados especiais com a pele. Claro que como todo gato, ele mesmo se higieniza, mas às vezes, pode precisar da ajuda do dono para eliminar a gordura excessiva sobre a pele. Lenços umedecidos apropriados podem ser usados. Quando o banho for necessário, o mais indicado é usar o xampu neutro próprio para gatos.
O uso de protetor solar deve ser constante, principalmente no verão. Como a pele não possui pelos, ele acaba ficando mais exposto ao sol, o que pode causar lesões de pele, se o dono não cuidar.
A alimentação deve ser rica em calorias, a água deve estar sempre fresquinha à sua disposição e assim como qualquer outro animal, ele deve ser levado frequentemente ao médico veterinário para ser examinado e vacinado. É um ótimo pet de estimação. Você conhece um desses?
Nenhum comentário:
Postar um comentário