NOVOS CONCURSOS

sábado, 28 de junho de 2014

DUAS VAGAS DE BOLSISTA EM LEVANTAMENTO DA ABUNDÂNCIA DE PRIMATAS E FAUNA CINEGÉTICAS.




EDITAL Nº 26/2014 - PROCESSO DE BUSCA

PARA PREENCHIMENTO DE DUAS VAGAS DE BOLSISTA EM LEVANTAMENTO DA ABUNDÂNCIA DE PRIMATAS E FAUNA CINEGÉTICAS.


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) é uma Organização Social com contrato de gestão assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a conservação da biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação. A atuação do IDSM pode ser vista com maiores detalhes em www.mamiraua.org.br ou nas publicações do Instituto.

A RDS Mamirauá está localizada no Médio Solimões, estado do Amazonas, com uma área de 1.124.000 ha, completamente formada de florestas alagadas de águas brancas, as várzeas. Criada em 1990, tendo o seu Plano de Manejo concluído e publicado em 1996, e atualmente em fase de revisão. Atualmente as atividades desenvolvem-se no sentido de implementar e revisar as normas estabelecidas nesse plano, através de ações integradas de pesquisa, extensão e monitoramento, todas com participação comunitária. Como é considerada uma área alagada de importância internacional, reconhecida como um sítio da Convenção Ramsar, das Nações Unidas, que protege áreas deste tipo em todo o mundo.

A RDS Amanã, situada ao lado da RDS Mamirauá, cobre uma área de aproximadamente 2.313.000 hectares e engloba grandes extensões de ecossistema de terra firme, além de porções de igapó e de várzea. Está localizada entre a bacia de águas pretas do Rio Negro e a de águas brancas dos rios Japurá e Solimões. A Reserva Amanã foi criada em 1998, constituindo na época a maior área protegida em floresta tropical na América do Sul.

O IDSM está selecionando dois (02) profissionais graduados da área de ciências biológicas ou medicina veterinária, para integrar o Grupo de Pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres do IDSM, com o objetivo de implementar o novo sistema de monitoramento nas trilhas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.

Funções a serem exercidas pelo Bolsista:

O Bolsista atuará junto às atividades de pesquisas em Ecologia de Vertebrados Terrestres nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) e Amanã (RDSA) no Médio Solimões. A principal atribuição do bolsista será oferecer:
·         Planejamento da escolha das localidades onde será realizado o monitoramento;
·         Acompanhamento e execução da abertura de trilhas;
·         Coordenação das atividades de campo da equipe;
·         Organização da logística das expedições de campo, incluindo compra de materiais e prestação de contas.
Após completada a implementação do sistema de monitoramento, as atividades incluirão:
·         Amostragem nas trilhas, pelo método de  amostragem de distâncias.
·         Organização da logística para manutenção das trilhas;
·         Organização de eventos de retorno de dados para moradores locais.
O candidato deverá ser capaz de assumir grande parte do trabalho segundo o plano de trabalho e cronograma estabelecido em conjunto com o supervisor; a presença do supervisor não será constante no campo. As funções serão desempenhadas em comunidades da RDSM e RDSA. Portanto, serão constantes as viagens a campo, sendo previstas excursões de até 20 dias, o cronograma de atividades é flexível e varia de acordo com a sazonalidade nas duas Reservas. O pico de atividades ocorrerá entre setembro de 2014 e fevereiro de 2015. As folgas são agendadas com o supervisor do projeto.

Perfil desejável dos candidatos:
·         Graduado em curso de Ciências Biológicas ou Medicina Veterinária (obrigatório; não serão aceitos candidatos com pós-graduação);
·         Iniciativa e motivação para trabalhar no campo são necessárias, uma vez que o candidato passará a maior parte do período da bolsa em comunidades da RDSM e RDSA;
·         Ter experiência em trabalho de campo;
·         Ser de fácil relacionamento, independente, adaptável, capaz de seguir instruções e ter iniciativa para resolver problemas;
·         Ter bom preparo e disposição física;
·         Ser zeloso e organizado com os dados e equipamentos do projeto;
·         Ter disposição para permanecer longos períodos em campo (aprox. 20 dias), com comunicação externa limitada ou ausente;
·         Ter capacidade de se comunicar em público seja em eventos acadêmicos ou com as comunidades locais;
·         Estar disposto a viver em uma cidade pequena do interior do Amazonas (Tefé);
·         Ter capacidade de trabalhar em equipe e coordenar atividades de campo;
·         Ter conhecimento básico em informática, editores de texto e planilhas eletrônicas;
·         Sentir-se à vontade em se deslocar e permanecer em barcos regionais e embarcações pequenas com motor de popa.
·         Ter experiência na Amazônia;
·         Ter conhecimentos no uso de GPS e bússola;
·         Ter experiência no método de amostragem de distâncias;
·         É fundamental ter habilidade e pró-atividade para trabalhar em equipe e para atuar junto a moradores de comunidades ribeirinhas tradicionais;
·         Boa capacidade de escrita e pontualidade com prazos.

BOLSA-AUXÍLIO:
 
Para o bolsista graduado se oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.700,00, com duração de 12 (doze) meses, podendo ser renovada por até 36 meses a iniciar em agosto de 2014. Além da bolsa-auxílio, será providenciado o alojamento no campo e alimentação básica no campo, e deslocamento de Tefé para as Reservas.

A instituição não dispõe de alojamento em Tefé, e arranjos de residência na cidade devem ser feitos pelo próprio candidato. O deslocamento do candidato de sua cidade de origem até Tefé-AM, e seu retorno, ficam a cargo do mesmo.

O candidato selecionado deve ter disponibilidade para residir em Tefé (AM), onde as funções serão desempenhadas nas dependências da sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Iniciativa e motivação para trabalhar no campo são necessárias, uma vez que o candidato passará parte do tempo, por períodos variáveis de poucos dias a poucas semanas, desenvolvendo suas atividades no campo. As funções serão desempenhadas, em vários locais da RDS Mamirauá, Amanã e entorno, sob condições rústicas.

O candidato selecionado se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região, e deverá apresentar um atestado médico de boas condições de saúde ao chegar a Tefé. Neste momento deverá assinar o Termo de Compromisso, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo.

PROCEDIMENTOS para os interessados na Seleção:

As inscrições serão realizadas somente por correio eletrônico, para o seguinte e-mailedital26@mamiraua.org.br colocando no assunto “Bolsista Ecovert + Nome do candidato”.O candidato deverá enviar os seguintes documentos:
a)    Curriculum vitae resumido (02 páginas) com o link para Currículo Lattes
b)    Carta de intenções: explicando claramente porque deseja se candidatar à vaga. A carta deverá ter no máximo 800 palavras.
c)    Carta de recomendação de algum profissional competente na área.
Haverá uma pré-seleção de candidatos baseada na documentação das inscrições, e os pré-selecionados serão convidados para entrevista, presencial, via Skype ou por telefone.

Serão invalidadas as inscrições de candidatos que não apresentarem algum dos documentos acima listados ou quando enviadas por e-mail com outro assunto que não o mencionado acima.

Cronograma do processo de seleção:

13/06/2014 – Publicação do Edital.
Até 30/06/2014 - Recebimento das inscrições.
Até dia 11/07/2014 - Análise dos currículos.
Até dia 12/07/2014 - Os nomes dos candidatos pré-selecionados serão listados no site www.mamiraua.org.br, e os mesmos serão contatados oficialmente para agendamento da entrevista.
Até dia 16/07/2014 - Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados
Até dia 17/07/2014 - Anúncio do resultado do edital
10/08/2014 - Início das atividades





Fonte: http://mamiraua.org.br/pt-br/editais/edital-262014/

Nenhum comentário: