EDITAL Nº 01/2014 – PARA SELEÇÃO DE 01 VAGA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ – GRUPO DE PESQUISA EM MAMÍFEROS AQUÁTICOS - PEIXES-BOI.
O IDSM é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a Conservação da Biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação. A atuação do IDSM pode ser vista com maiores detalhes em www.mamiraua.org.br ou nas publicações do Instituto.
A RDS Mamirauá está localizada no Médio Solimões, estado do Amazonas, com uma área de 1.124.000 ha, completamente formada de florestas alagadas de águas brancas, as várzeas. Criada em 1990, tendo o seu Plano de Manejo concluído e publicado em 1996, e atualmente em fase de revisão. Atualmente as atividades desenvolvem-se no sentido de implementar e revisar as normas estabelecidas nesse plano, através de ações integradas de pesquisa, extensão e monitoramento, todas com participação comunitária. Como é considerada uma área alagada de importância internacional, reconhecida como um sítio da Convenção Ramsar, das Nações Unidas, que protege áreas deste tipo em todo o mundo.
A RDS Amanã, situada ao lado da RDS Mamirauá, cobre uma área de aproximadamente 2.313.000 hectares e engloba grandes extensões de ecossistema de terra firme, além de porções de igapó e de várzea. Está localizada entre a bacia de águas pretas do Rio Negro e a de águas brancas dos rios Japurá e Solimões. A Reserva Amanã foi criada em 1998, constituindo na época a maior área protegida em floresta tropical na América do Sul.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM (www.mamiraua.org.br) está disponibilizando 1 (uma) vaga para estagiário(a) - Tipo Estágio Obrigatório com TCC, junto ao Grupo de Pesquisa - GP, sediado na área de Tefé, AM.
A principal atribuição do estagiário será atuar nas atividades de manejo diário e aleitamento artificial dos filhotes de peixes-boi amazônicos (Trichechus inunguis) em processo de reabilitação no Centro de Reabilitação de Peixes-boi Amazônicos de Base Comunitária. O estagiário também acompanhará os projetos de pesquisa que ocorrem no processo de reabilitação vigentes na atualidade.
Requisitos para os candidatos:
· Estar cursando ciências biológicas, medicina veterinária ou zootecnia, possuindo vínculo com instituição de ensino mantido durante o período de estágio obrigatório (não é possível estagiar com matrícula trancada).
· Boa capacidade de trabalhar em equipe.
· Disposição para trabalhar fora de horários convencionais e em condições de campo extremas.
· Capacidade de interagir com moradores locais (comunidades ribeirinhas), respeitando as características culturais da região.
· Conhecimento básico do idioma inglês (suficiente para ler e interpretar artigos científicos).
· Noções básicas de informática.
· Dar-se-á preferência a candidatos que possuam experiência prévia em ambiente amazônico e/ou que já tenham atuado em projetos de pesquisa na área de nutrição animal e manejo de animais silvestres.
· O estagiário usará colete salva-vidas na sua rotina de trabalho, mas é recomendável que saiba nadar, uma vez que grande parte do trabalho e todos os deslocamentos na reserva serão feitos a bordo de pequenas embarcações a motor ou remo.
Documentos necessários para o estágio:
· C. P. F.
· Carteira de Identidade.
· Declaração de Escolaridade.
· Comprovante de residência
· Caso o estagiário seja de outra localidade, será necessária a declaração da Instituição de Ensino, informando que o mesmo é aluno matriculado e que está autorizado a se ausentar durante o período para execução do estágio (na declaração deverá constar o período em que o mesmo irá estagiar).
O estagiário se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região, e deverá apresentar um atestado médico de boas condições de saúde ao chegar a Tefé. Neste momento deverá assinar o Termo de Compromisso, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo. Os dados e imagens coletados durante o período de estágio serão disponibilizados ao Instituto Mamirauá.
O estágio terá a duração de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado por mais 06 meses, ao final do qual o estagiário deverá apresentar, por meio eletrônico e impresso, um relatório de atividades, em formato científico, contendo os dados gerados e análises realizadas no trabalho de pesquisa ao qual acompanhou. Relatórios parciais também poderão ser solicitados pelo orientador durante o decorrer do período de estágio. O relatório deverá ser entregue antes da viagem de retorno do estagiário e somente sua aprovação constituirá a conclusão do estágio. O projeto oferecerá: bolsa-auxílio mensal de R$ 450,00 + R$ 50,00 de auxílio transporte, alojamento e alimentação básica em campo; e deslocamento de Tefé até a Reserva Amanã. O IDSM não dispõe de alojamento em Tefé, e arranjos de residência na cidade devem ser feitos pelo próprio estagiário. O deslocamento do estagiário de sua cidade de origem até Tefé é de responsabilidade do mesmo.
Para inscrição, favor enviar:
1. Carta de intenção (não de encaminhamento):
a. explicando por que deseja se candidatar à vaga
b. salientando adequação aos requisitos do edital (ESTE DOCUMENTO É FUNDAMENTAL PARA ANÁLISE DA CANDIDATURA);
c. incluindo meios de contato com o candidato (endereço, telefone, email, skype).
2. Currículo resumido (máx. 3 páginas), contemplando itens relevantes ao edital, no formato disponível na Plataforma Lattes (www.cnpq.br);
3. Contato de 2 profissionais da área, conhecedores do candidato, que possam atestar sobre seus trabalhos (no período de até 2 anos prévios), indicando em que capacidade este contato conheceu o candidato (supervisor, coordenador, orientador, professor) (NÃO SERÃO CONSIDERADOS CONTATOS DE COLEGAS)
Submissões incompletas serão automaticamente excluídas.
Os documentos deverão ser enviados somente via e-mail, para marmontel@mamiraua.org.br eguilherme.neto@mamiraua.org.br No assunto da mensagem, favor digitar Candidatura estágio Peixes-boi – TCC/Centrinho.
Cronograma do processo de seleção:
· 08/01/2014 - Lançamento do edital
· 24/01/2014– Encerramento do prazo para envio das inscrições
· 28/01/2014– Anúncio do resultado da pré-seleção
· Até 31/01/2014 – Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados
· 03/02/2014– Anúncio do resultado final do edital
· 10/02/2014– Início das atividades de estágio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário